SHARAHZAD SHARKEY - In memorian



Hoje a Dança do Ventre amanheceu mais triste; Madeleine Iskandarian mais conhecida como Shahrazad Sharkey faleceu hoje dia 06 de dezembro de 2014 aos 74 anos.

No ano em que nasci 1979 esta mulher palestina, forte e de personalidade marcante inicia seus trabalhos em uma terra em que não se conhecia  a dança do ventre ou melhor dança do leste, como ela costumava chamar!

sharahzad
Thania Sharah Jussara e eu na casa dela ! Olhem os quadros

Mas mais que isto, Sharah – para os íntimos, não ensinava somente a dança, ela ensinava mulheres a se sentir bem, sendo elas mesmas e, através disto transformou a vida de muitas, mas muitas mesmo! Lulu Sabongi, Hayat el Helwa, Suhair entre tantas outras, eu Thania Alan, Zaib Galvão, Suzi Passos entre milhares de outras ... seu conhecimento foi transmitido de geração em geração. 


Sharahzad em seu primeiro festival 2002

Lembro-me como se fosse hoje, fui  na casa dela pela primeira vez e, meus olhos brilhavam com aquela atmosfera árabe, com alaúde espalhado pela casa, seu café, suas histórias, seus quadros na parede com momentos de sucesso, suas broncas e sua  bondade voluntária.

Certa vez, elogiei seu anel e ela imediatamente disse “pega! Se gostou pega pra vc” bem daquele jeito árabe que conhecemos – sem cerimonia de doar ! Dancei algumas vezes para aquela mulher e, muito mais que corrigir passo e postura, ela me ensinou a fazer sempre uma viagem ao meu interior para buscar sentimentos – “fecha os olhos menina!! Se entrega!!! “ E naquela época, era muito nova para entender a profundidade de dançar!! Só quem viveu com ela, sabe o quão doce e “dramática” era a Sharah

Voces conhecem esta fonte do nome da Sharah? é a mesma do E-Ventre! Eu que rediagramei e isei no logo!
Entre altos e baixos da sua carreira, sempre que possível, mantínhamos contato através da Thania mas, a vida toma caminhos diferentes e, em muitas vezes não pude comemorar seu aniversário – data que ela sempre comemorava e me chamava – por mil coisas não pude ir ! Eu mesma já tinha organizado dois aniversários, sob a supervisão da Thania Alan , mas hoje arranjei um tempo, de forma dura, fui me despedir da |Mestra

Monica e Sharahzad comemorando aniversário na Cairo Casa de Chá onde dancei!

Estava engasgado um LILILILILI de zagaritas, mas no final eu o fiz, representado toda uma nação de bellydancers  que infelizmente não pode comparecer – estava somente eu, a Thania, Zaib e Cibele Amaral !

Mas como eu disse a Margot, filha da Sharah “ Ela morreu mas a arte que ela deixou, ficará para sempre marcado na história da dança do ventre no Brasil “

E é isso! Fecha-se um ciclo, mas seu legado JAMAIS pois ele é sincero e verdadeiro!
E nós do E-Ventre não vamos deixar nunca que esta história se perca!!!

Deixo as palavras dela:

“Meu trabalho não tem a pretensão de criar novas coreografias, pois a Dança do Leste existe há séculos, no mundo árabe. Tudo já foi dançado. Meu trabalho é outro: o desenvolvimento do corpo feminino. É um trabalho corporal, no qual cada gesto envolve um profundo respeito pela essência humana. Cada movimento é sagrado, e não estou falando no sentido religioso; somos sagrados por sermos filhos do planeta Terra, do Criador. Pertencemos ao Universo."

Que Allah de conforto e perseverança par sua família!

O E-Ventre prestará uma homenagem a mestra em 14 de junho 2014

Deborah Macedo
Aluna de Sharahzad

1 comentários:

Cáthia Cantusio disse...

Hoje o Mundo da Dança fica mais SOLITÁRIO e TRISTE porem o céu recebe um Estrela de grandeza maior.
Sharahzad deixou um legado maravilhoso no mundo terrestre e muitas discípulas.
Daqui por diante seus Sonhos, Encantos e sua Dança estará em outro plano.
Mestra querida continue a inspirar os sonhos e gerações futuras e os Anjos no céu

 
ACESSE WWW.E-VENTRE.COM © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects