#MeuEgito 01 Tannoura


Tannoura 
Oi gente tudo bem?
Hoje vamos inaugurar oficialmente o canal do E-Ventre portanto inscreva-se e não perca o material da dança do ventre de conteúdo e o melhor; GRÁTIS!!             
Então para “abrir os trabalhos”  literalmente rs... vamos conhecer a Tannoura?
Quando eu era mais novinha, sempre achei que dançar é em partes sair de si e comunicar-se com seu eu (ou com Deus pq não?) e em algumas religiões, seitas, grupos realmente isto acontece – um bom exemplo é a a Tannoura




Mas o que é Tannoura?

É uma dança folclórica egípcia que vem dos Giros dos Dervixes, mas ao contrário dos Giros dos Dervixes esta apresenta alguns objetivos voltados para o espetáculo, como não é acompanhada de canções e orações como na forma Turca e usam-se quatro saias coloridas e não uma como os Dervixes, gerando um belíssimo espetáculo. É uma representação artística de uma dança realizada em caráter sagrado, de transe, que consiste em giros contínuos – 40 minutos girando.

Ela costuma ser apresentada nos festivais Sufi, onde os homens se apresentam vestindo longas saias coloridas sobrepostas, girando à maneira dos Dervixes, isto é, praticam um ritual de giros, com o objetivo de ficarem em harmonia com o divino.  O verdadeiro Sufi, geralmente sírio ou turco, entra em transe. Por isso passam como dizem as histórias, até dois dias girando. Nem sempre o bailarino de tanoura é Sufi. Portanto, a busca não é o transe, mas sim entrar em contato com as energias sagradas que regem os movimentos dos astros.

Através dos giros, os bailarinos conectam-se com o céu e com a espiritualidade. Voltas intermináveis, com um vestido multicolor do bailarino, criam a ilusão de um caleidoscópio humano, dando um efeito hipnótico.
São usadas quatro saias, que significam as estações do ano que passam conforme a Terra gira, no caso, o bailarino. No caso dos giros dos dervixes, eles giram com os planetas, em torno de si mesmos e do Sol, que é representado por uma pessoa no centro que gira apenas no final.

Esta dança pode ser observada durante a Mooled, festividades que têm lugar na cidade do Cairo islâmico, e ultimamente em todo o mundo, em eventos culturais.
É um espetáculo belíssimo de agilidade, concentração e entrega. Um show que emociona, encanta e surpreende. (extraido do blog http://www.portaldoegito.com.br/tanoura)

Quando estive no Egito, tive o prazer de ver esta dança pessoalmente e realmente é hipnotizador! Tem todo um ritual por trás, musica, dança, ritmo, “momentos”

Para quem não sabe, este show é gratis as quartas e domingos!!

Endereço 
AL TANNOURA EGYPIAN HERITAGE DANCE TROUPE 
 
Wikala Al-Ghouri Azra St, Cairo Egito 

Vem com a gente que levaremos voce para conhecer!

0 comentários:

 
blog Oficial do E-Ventre © 2012 | Designed by Rumah Dijual, in collaboration with Buy Dofollow Links! =) , Lastminutes and Ambien Side Effects